Neste artigo nós explicamos como funciona o SOS Recarga Claro e explicamos o que você precisa fazer para contratar o serviço
Algo desagradável para quem usa celular pré-pago é ficar sem crédito em um momento crítico.
Quando se precisa falar com alguém urgentemente, quando se tem de sair e é preciso chamar um Uber, quando se está entediado e seria bom poder acessar as redes sociais, etc.
Nem sempre quem fica sem créditos tem condições de fazer uma recarga imediatamente e a solução é usar o SOS Recarga Claro.
O nome é sugestivo porque a operadora presta mesmo socorro aos seus clientes que estão precisando de crédito com urgência.
O que o SOS Recarga Claro oferece?
Com o SOS Recarga Claro, a operadora oferece o que é chamado de adiantamento, ou seja, ela empresta determinada quantia de crédito para o cliente e, quando ele fizer uma recarga, essa quantia será descontada.
Vale dizer que é possível que a Claro também debite uma taxa para quem usa o SOS Recarga e ela é de R$ 2.00.
Essa cobrança acontecerá na recarga imediatamente posterior ao uso do SOS e independe de ação do consumidor.
Logo que ele colocar créditos no seu celular, a operadora debita o custo por si própria. Aliás, o valor adiantado pela Claro é sempre de R$ 5,00.
Importante explicar que esse adiantamento de crédito pode ser usado pelo consumidor para qualquer serviço comum da operadora: para acessar Internet, mandar mensagens ou fazer ligações.
Além disso, a qualidade do acesso não é alterada: quem acessa a rede social usando o crédito do SOS Recarga Claro consegue navegar normalmente e não tem lentidão apenas por se tratar de um crédito “emprestado”.
Todos os consumidores que usem o sistema pré-pago da operadora e que não tenham débitos com o empréstimo de créditos podem solicitar esse adiantamento.
Dessa forma, alguém que já selecionou uma vez e ainda não recarregou o celular depois disso não poderá fazer outro pedido.
Como contratar o SOS Recarga Claro
O cliente pode contatar a Claro de duas formas para solicitar esse adiantamento de crédito, ligando para a central *544#.
Caso o consumidor não tenha créditos suficientes nem mesmo para falar com a central da Claro e a ligação cair, a própria operadora dá continuidade ao serviço enviando ao usuário uma mensagem de texto.
Quando o SOS Recarga Claro é autorizado, o usuário do telefone já recebe o valor emprestado imediatamente e pode voltar a usar o seu celular.
A pessoa que não quiser mais usar o adiantamento de crédito pode ligar novamente para o *544# e pedir que ele seja cancelado.
Ressalta-se que, caso o cliente já tenha usado uma parte dos R$ 5,00 adiantados, a operadora cobrará somente o proporcional.
Regras do SOS Recarga Claro
Esse serviço de adiantamento de créditos só pode ser pedido por pessoas físicas e para a sua própria linha de celular.
Se alguma pessoa jurídica fizer o pedido e isso for descoberto pela operadora, ela pode cancelar o SOS Recarga concedido e até proibir que essa linha volte a receber o adiantamento de crédito.
Em alguns casos, a Claro não bane completamente o usuário do adiantamento de crédito, mas o suspende por algum tempo.
Assim, ele não poderá mais contratar essa facilidade durante o período que a operadora estipular.
Vale a pena pedir adiantamento de crédito do SOS Recarga Claro?
Sem dúvida, esse adiantamento ajuda a muitos usuários em situação de emergência, mas é exatamente isso que ele é: um recurso para situações pontuais.
Isso é ainda mais reforçado por causa do valor que a Claro libera: são somente R$ 5,00; em contrapartida, o consumidor precisa pagar R$ 7,00.
Pensando nisso, o SOS Recarga Claro vale a pena, mas somente se o cliente estiver em uma situação na qual precisa de verdade usar o celular. Se não se tratar de uma emergência, é mais interessante fazer uma recarga de créditos.
O que acontece com quem solicita o SOS Recarga Claro e não faz outras recargas?
Normalmente, o usuário pode ficar certo tempo sem recarregar os créditos, recebendo apenas comunicados via SMS de que a linha será cortada em certa data.
No entanto, quando o consumidor pediu antes o SOS Recarga Claro e não recarregou mais a sua linha, ele se torna um devedor da operadora.
A princípio, tratam-se de R$ 7,00, mas a Claro pode fazer contato com o cliente cobrando a quantia, lembrando sempre que podem correr juros.
Por causa disso, é fundamental que, antes de abandonar a linha, o seu titular faça uma recarga.
Como obter mais informações sobre o SOS Recarga Claro
O consumidor que quiser mais esclarecimentos sobre esse serviço tem de acessar o site oficial da Claro clicando aqui.
Além das informações básicas, ele pode descer um pouco a página até chegar no hiperlink “Regulamento SOS Recarga”: todas as particularidades desse serviço serão apresentadas em um documento PDF.