Como fazer portabilidade na Vivo

Neste artigo nós explicamos como funciona o serviço de portabilidade da Vivo

Caso ainda não saiba, a Vivo, hoje em dia, é uma das maiores e mais populares operadoras em todo o país. Além de oferecer diversas promoções aos seus clientes, o sinal dessa operadora também abrange um território realmente grande.


Está querendo mudar a operadora do seu celular por conta desses fatores, mas não quer mudar o seu número? Pois fique sabendo que é possível fazer portabilidade na Vivo. É isso mesmo!

A questão da portabilidade acaba facilitando e muito essa troca de operadora, uma vez que não é necessário ficar avisando todos os seus contatos que você trocou de número, por exemplo.

Para se ter uma ideia, para quem pretende ter um plano pré-pago na operadora, todo o processo de portabilidade na Vivo não leva mais do que 2 minutos.

Por sua vez, quando o assunto é outro tipo de plano, o procedimento acaba sendo um pouco diferente. Isso porque nesses casos é necessário mudar algumas coisas internamente, principalmente se o seu número de origem for fidelizado.

Caso não faça o processo da forma correta, ao fazer a portabilidade pode ser que surjam algumas dores de cabeça no futuro, por isso é importante tomar cuidado.

Mas, afinal, o que é preciso para fazer portabilidade na Vivo? Continue acompanhando este conteúdo para saber tudo sobre esse assunto.


Como fazer portabilidade na Vivo?

Caso ainda não saiba ao certo, a portabilidade é um direito que todo consumidor possui quando deseja trocar de operadora e manter o mesmo número de celular.

Isso, além e outros benefícios, evita principalmente aquele processo chato de ficar mandando o novo número para todos os seus contatos.

No entanto, para fazer essa portabilidade, no caso da Vivo, é preciso entrar em contato com a operadora e fazer a sua solicitação.

Na Vivo, a maneira mais simples de começar é por meio de SMS. É isso mesmo. Tudo pode ser muito mais simples do que você imagina.

Quer conferir um passo a passo completo de como fazer isso?

  1. Já com um novo chip da Vivo no seu celular, mande um SMS com o seu número, junto com o DDD, para: 7678;
  2. Logo depois de fazer isso a operadora te enviará um código de confirmação via SMS no chip da antiga operadora. Por isso é importante estar com os dois chips em uso. Anote esse número;
  3. No novo chip, responda o SMS com o número do código de confirmação;
  4. Veja se os seus dados estão corretos e só depois disso responda: SIM. Tudo isso a fim de confirmar a sua solicitação de portabilidade na Vivo;
  5. Feito isso, a operadora te enviará um número de protocolo também por SMS. Ao receber, anote ele e espere cerca de 2 horas para usar o seu mais novo chip da Vivo com o mesmo número do anterior;
  6. Pronto, agora é só aproveitar os benefícios da nova operadora. Aqui é importante destacar que o novo chip vai funcionar como um pré-pago mesmo. Se desejar algum pós-pago, é necessário entrar em contato com a operadora pelo número 1058 e fazer a ativação da promoção que mais atender às suas necessidades.

Outra opção de como fazer a portabilidade na Vivo é indo até uma loja da operadora e falar o que você deseja para algum atendente.

Nesse caso, é possível já fazer a portabilidade e, ao mesmo tempo, já migrar para o plano pré ou pós-pago escolhido.

Apenas não se esqueça de levar um comprovante de residência, o CPF e a sua identidade para conseguir fazer esse processo.

Como fazer portabilidade na Vivo


Dá para fazer portabilidade Vivo fixo?

Será que é possível também fazer a portabilidade no caso de um telefone fixo? A resposta é sim, no entanto não dá para fazer por SMS, como mostrado anteriormente.

O mais recomendado nesse caso é ir até a loja da Vivo mais próxima e fazer a solicitação da portabilidade.

Outra opção é fazer a solicitação de portabilidade na Vivo por meio do telefone. Para isso, basta entrar em contato com o número 103 15 e seguir todos os passos indicados para fazer a migração da forma certa.

Como fazer portabilidade na Vivo


A portabilidade na Vivo é burocrática?

Como você já observou ao longo do conteúdo, é claro que existe um pouco de burocracia por trás da portabilidade na Vivo, no entanto ela é realmente muito pequena quando comparada com outras operadoras. Essa burocracia existe por conta de todos os procedimentos que a operadora precisa fazer para concluir um processo de portabilidade.

Sendo assim, veja a seguir algumas informações importantes quando o assunto é portabilidade na Vivo.

1. Cancelamento da linha na antiga operadora

Em primeiro lugar, é importante lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário cancelar o serviço da antiga operadora antes de solicitar a portabilidade na Vivo.

Esse procedimento já acontece automaticamente quando o pedido de portabilidade é feito à Vivo.

Na verdade, somente dá para pedir a portabilidade quando a linha antiga ainda estiver ativa. Caso contrário, ou seja, se o número estiver cancelado, não será possível fazer a solicitação.

2. Prazo da portabilidade

De acordo com a legislação, qualquer processo de portabilidade precisa ser feito em, no máximo, até 3 dias úteis – contando a partir do momento em que a solicitação foi feita.

Entretanto, como já mencionado antes, a Vivo fala aos consumidores que a portabilidade será efetivada em até 48 horas úteis. Vale ressaltar que, na maioria das vezes, esse prazo é até mesmo antecipado.

3. Taxas e valores a serem pagos

É possível que um pequeno valor – de até R$ 4 – seja cobrado pelos procedimentos de portabilidade.

No entanto, a Vivo não cobra absolutamente nada dos clientes que desejam mudar para a operadora. Dessa forma, o único custo será o da aquisição do novo chip mesmo.

Se você optou por fazer a portabilidade na Vivo para um plano controle ou pós-pago, é importante ter em mente que a fatura será proporcional ao tempo de serviço usado, certo? Da mesma forma que irá acontecer com a fatura da sua antiga operadora.

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